analytics
Mão de mulher a escrever com caneta em caderno e calculadora

Como definir e atualizar o capital do meu seguro?

Contratou um seguro e precisa de definir e atualizar o capital seguro? Saiba como escolher este valor e como o pode atualizar posteriormente. 

10 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para contratar um seguro, terá a vida mais facilitada se recorrer a um serviço de mediação de seguros como o da Poupança no Minuto, sem qualquer custo! Contacte-nos já ou perceba melhor como funciona o capital seguro. 

Como definir e atualizar o capital seguro? 

O capital seguro é o valor que define com a seguradora, ao contratar um seguro, como correspondente à estimativa do valor que necessitará se acionar o seguro em causa.  

Pode ir atualizando o capital seguro para que, em caso de sinistro, ao acionar o seguro, o banco tenha acesso ao valor correspondente à dívida no momento. Assim, a dívida fica liquidada por completo. 

Ou seja, inicialmente define um valor seguro ao assinar e contratar o produto, mas pode ir atualizando o mesmo durante a vigência do contrato. 

Mas com que base são definidos os parâmetros? Por exemplo, no caso de um seguro multirriscos, o valor do capital seguro deve corresponder ao valor de reconstrução imóvel, considerando o tipo de construção ou valor matricial em caso de edifício que será demolido ou expropriado.  

Para isso, deve ter em conta todos os elementos do imóvel, incluindo o valor proporcional das partes comuns (excluindo terrenos). 

Para atualizar o valor do capital seguro, deve ser o tomador do seguro a ter essa responsabilidade exclusiva, já que a seguradora não o pode fazer por iniciativa própria. 

Existem dois tipos de atualização do capital seguro, a que o tomador do seguro tem acesso: 

Atualização convencionada – O capital seguro é atualizado anualmente mediante uma percentagem indicada pelo tomador do seguro (por exemplo, o valor do capital seguro aumentar 5% anualmente);  

Atualização indexada – O capital seguro é atualizado todos os anos com base nas variações dos índices IE (índice de edifícios), e IRH (índice de recheio de habitação). 

Precisa de contratar um seguro e está a recolher informações para que tome a decisão certa? Não se preocupe, podemos ajudar... os mediadores de seguro da Poupança no Minuto tratam de todas as suas dúvidas, burocracia e aconselhamento face à melhor proposta de seguro para si! Fale connosco e perceba como podemos facilitar a sua vida. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Seguros
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.