analytics
BCE decide manter taxas de juro inalteradas

BCE decide manter taxas de juro inalteradas

Os valores das taxas de juro vão manter-se por decisão do BCE. Releia os números. 

23 Jul 20242 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Depois da descida do mês anterior, BCE mantém taxas de juro nos mesmos valores 

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter os valores das taxas de juro inalterados, depois de ter anunciado uma descida pela primeira vez em cinco anos, o mês passado. 

Os dados são do BCE e, pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, refletem os seguintes valores: “a taxa das principais operações de refinanciamento mantém-se em 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,50% e a de facilidade permanente de depósito em 3,75%”. 

Segundo a informação que tem vindo a ser disponibilizada pela anterior avaliação do Conselho do BCE sobre as perspetivas de inflação a médio prazo, “embora algumas medidas da inflação subjacente tenham subido um pouco em maio, devido a fatores pontuais, a maioria das medidas permaneceu estável ou desceu ligeiramente em junho”, pode ler-se a citação do BCE. 

Isto porque a taxa de inflação homóloga desceu no mês de junho para 2,5% na zona euro, depois de ter aumentado para 2,6% em maio.  

“Em conformidade com as expectativas, o impacto inflacionista do elevado crescimento dos salários foi atenuado pelos lucros. A política monetária está a manter as condições de financiamento restritivas. Ao mesmo tempo, as pressões internas sobre os preços continuam a ser altas e a inflação dos preços dos serviços é elevada, sendo provável que a inflação global permaneça acima do objetivo ainda durante grande parte do próximo ano", pode ainda ler-se. 

Por isso, o objetivo será manter as taxas de juro em níveis suficientemente restritivos enquanto for necessário, por forma a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. Pelo que, o Conselho do BCE esclarece que “continuará a seguir uma abordagem dependente dos dados e reunião a reunião”, não se comprometendo “previamente com uma trajetória de taxas específica”, cita a notícia. 

De relembrar que, em junho na anterior reunião, o BCE cortou em 25 pontos base as taxas de juro, marcando a primeira descida em cinco anos, depois de um ciclo de subidas que lutava contra a elevada inflação. 

Para continuar atualizado sobre temas da área financeira, bem como dicas de poupança, acompanhe o blog do Poupança no Minuto e subscreva já a nossa newsletter semanal para receber todos os destaques:

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.