Crédito habitação: Taxa de juro de novos contratos baixa pelo 9.º mês consecutivo
É a 9.º vez que a taxa de juro média dos novos contratos de crédito desce, passando para 3,68% no passado mês de junho. Conheça as estatísticas, em seguida.
Taxa de juro média dos novos créditos habitação voltou a descer
De acordo com o Banco de Portugal (BdP), pelo que se lê no Notícias ao Minuto, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação baixou pelo 9.º mês consecutivo.
Em junho, passou de 3,71% em maio para 3,68% em junho, mantendo-se abaixo do valor homólogo e comparando com os 4,2% um ano antes.
“Por tipo de negociação, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação diminuiu 0,02 pontos percentuais em junho face a maio, para 3,59%, tendo sido o oitavo mês consecutivo com descidas, e contra 4,08% um ano antes”, pode ler-se na notícia. Sendo que, por sua vez, “a taxa de juro média dos contratos renegociados recuou para 4,03% em junho, que compara com 4,07% em maio e 4,27% no período homólogo”.
Os dados do BdP refletem uma prestação média mensal de 424 euros pelo terceiro mês consecutivo, com um aumento de 33 euros face ao mesmo mês de 2023.
Além disso, as estatísticas revelam também que a Euribor a seis meses representou, mais uma vez, em junho, a maior fatia de ‘stock’ de créditos para habitação própria permanente com taxa variável.
“No mês em análise, a Euribor a seis meses representava 37,5% do total, ultrapassando a Euribor a 12 meses (33,7%), e mantendo-se distante da Euribor a três meses (25,7%)”, clarifica a notícia.
Quanto à taxa fixa em junho, esta foi escolhida em 4,6% dos novos créditos para habitação própria permanente, sendo que a mista foi em 78,1% e a mista 17,3% (há um ano era esta em dois terços dos contratos).
As amortizações antecipadas representaram menos em junho, 0,82% do ‘stock’, baixando 0,09 pontos percentuais face ao mês anterior.
Já as amortizações antecipais totais, incluindo os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, consolidação de créditos num novo contrato e transferências de crédito para outro banco, representaram 90% dos processos com amortização em junho.
Está à procura de poupar com o seu crédito habitação? Todas estas opções podem ajudá-lo a atingir melhores condições no seu contrato para pagar uma prestação mensal mais baixa. Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto mediam todo o processo com os bancos, sem qualquer custo, e tratam de tudo por si. Fale connosco e passe a tratar a poupança por "tu"!