Crédito habitação: Taxa de juro média das novas operações desce para 3,47%
Taxa de juro média das novas operações de crédito habitação desceu pelo 11.º mês consecutivo.
É o 11.º mês consecutivo que a taxa de juro média dos novos créditos habitação baixa
Em setembro, a taxa de juro média das novas operações de crédito habitação diminuiu pelo 11.º mês consecutivo, situando-se agora nos 3,47%. A taxa média dos novos depósitos a prazo também recuou pelo 9.º mês seguido, fixando-se em 2,55%.
De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), lê-se no Notícias ao Minuto, a taxa de juro média das novas operações de crédito habitação (incluindo contratos totalmente novos como renegociados) caiu de 3,55% em agosto para 3,47% em setembro, mantendo uma trajetória de descida ao longo dos últimos 11 meses.
Nos contratos de crédito habitação novos, a taxa de juro média registou uma diminuição de 0,06 pontos percentuais, atingindo 3,37%. Nos contratos renegociados, a taxa média recuou 0,12 pontos percentuais, para 3,85%.
A nível da zona euro, a taxa de juro média para novas operações de crédito habitação caiu 0,10 pontos percentuais, situando-se em 3,59% – uma queda ligeiramente mais acentuada do que em Portugal. Atualmente, Portugal apresenta a sétima taxa de juro média mais baixa na zona euro, abaixo da média europeia.
No que toca aos empréstimos ao consumo, a taxa de juro média das novas operações desceu de 9,10% em agosto para 9,03% em setembro. Para empréstimos destinados a outros fins, houve uma redução de 0,20 pontos percentuais, situando-se agora em 4,90%.
Quer aproveitar a baixa das taxas de juro para contratar o seu crédito habitação? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto estão aqui para si! Sem qualquer custo, ajudam-no a encontrar a melhor proposta do mercado, tratando de toda a burocracia do processo e comunicação com os bancos. Simule e avance já: