Mulher a organizar montes de notas de 50 e 100 euros simbolizando amortização do crédito habitação

Quanto pago de comissão por amortização antecipada no crédito habitação?

Até ao final do ano não se paga comissão pela amortização antecipada do crédito habitação. Conheça o regime especial e quanto se paga fora do regime em vigor. 

16 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“Poderá ser uma boa altura para amortizar o capital em dívida pelo seu crédito” 

O valor de comissão por amortização antecipada no crédito habitação depende de alguns fatores. No entanto, atualmente, o valor é nulo: está em vigor um regime especial que isenta os mutuários de pagar esta comissão. 

Por isso, no caso de querer amortizar parte ou totalmente o seu crédito habitação por forma a terminar a dívida e não ter de pagar mensalmente mais prestações para uma maior folga mensal: este ano pode ser a altura ideal para o fazer. 

“Em 2024, os créditos à habitação com taxa variável não pagam comissão de amortização antecipada. Se tem algumas poupanças de lado, e um crédito à habitação com taxa variável, poderá ser uma boa altura para amortizar o capital em dívida pelo seu crédito”, quem o explica é a DECO PROteste, em notícia do Notícias ao Minuto. 

Mas e se para o ano o regime especial em vigor terminar, quanto pagará de comissão por amortização antecipada neste financiamento? 

Por norma, o valor para pagamento do reembolso antecipado do seu crédito habitação corresponde a 0,5% em financiamentos com taxa variável - cinco euros por cada 1.000 euros amortizados. E em financiamentos com taxa fixa, a comissão é de 2% - 20 euros por cada 1.000 euros amortizados. 

Note que não há valores mínimos para amortizar o seu crédito habitcação, sendo que a amortização pode, lá está, ser parcial consoante o montante que tiver disponível, ou total

“Contudo, quanto maior for o valor a amortizar, menor será o valor de juros a pagar e, consequentemente, menor será a prestação mensal a pagar ao banco”, pode ler-se na notícia, que cita a DECO. 

Procura poupar com o seu crédito habitação? Amortizar, renegociar condições ou transferi-lo podem ser opções viáveis para atingir uma poupança mensal com este encargo. Para o fazer, saiba que os intermediários de crédito do Poupança no Minuto não cobram custos para o ajudar em todo o processo! Contacte-nos aqui: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação