analytics
Posso fazer um crédito pessoal para pagar outro crédito?

Posso fazer um crédito pessoal para pagar outro crédito?

Dependendo do tipo de crédito a liquidar, é possível contratar um crédito pessoal para o fazer. No entanto, há alguns fatores a que deve atentar para que o crédito pessoal seja aprovado. Explicamos tudo neste artigo.

11 Aug 20233 min

Liked what you just read? Share it!

Precisa de ajuda com a sua carteira de créditos? Os intermediários de crédito Poupança no Minuto apresentam as melhores soluções, de acordo com as suas necessidades, gratuitamente. Contacte os intermediários para ajuda com os seus créditos, ou continue a ler o artigo para perceber como funciona a amortização de um crédito, com a contratação de outro. 

Posso amortizar um crédito contratando outro? 

Sim, é possível contratar um crédito pessoal para amortizar outro crédito ao consumo ou pessoais.

No entanto, é necessário atentar que, atualmente, o prazo máximo para um crédito pessoal é de 7 anos. Então, se quiser contratar um crédito pessoal para liquidar outro, tente garantir que consegue amortizar o crédito em causa nesse período. 

Por exemplo, se tiver um crédito automóvel de prazo de financiamento relativamente superior a 7 anos, pode não conseguir amortizar nesse período. E, caso tenha uma taxa de esforço muito elevada, o banco pode mesmo não aprovar o seu crédito pessoal. 

Tem custos amortizar antecipadamente um crédito? 

Se amortizar um crédito antecipadamente, terá uma comissão a pagar associada. Dependendo do tipo de contrato, a comissão pode ir de 0,25% a 2%. 

Então, pode ter de pagar o seguinte por comissão de reembolso antecipado: 

  • 0,5% do capital amortizado, em contratos com taxa variável, caso falte mais de um ano para terminar o prazo do contrato; 
  • 0,25% do montante reembolsado, nos créditos com taxa variável, no último ano de contrato; 
  • 2% do capital reembolsado, nos contratos com taxa fixa. 

E lembre-se ainda de que, ao contratar um novo crédito para amortizar outro, terá custos com despesas de processo, comissões e seguros exigidos. 

E um crédito pessoal para a entrada do crédito habitação? 

No entanto, se o crédito pessoal a contratar se destinar ao pagamento da entrada inicial do crédito habitação, por lei não o pode fazer

Legalmente, não pode contratar um crédito pessoal para utilizar como capitais próprios no financiamento do valor em falta do crédito habitação

Isto porque foram impostos limites ao loan-to-value (LTV), o valor a emprestar pelos bancos no crédito habitação, de forma que se protejam do risco de incumprimento dos clientes. Então, atualmente, os bancos só podem financiar até 90% do valor do imóvel (o mais baixo entre o de aquisição e avaliação), nos imóveis para habitação própria e permanente, e até 80% do valor nos imóveis para habitação secundária.  

Ou seja, uma vez que esta lei não permite emprestar 100% do valor dos imóveis, fazer dois créditos para poder liquidar o valor seria ir contra a lei. Porque o risco de incumprimento se mantém. 

Mas se o crédito pessoal se destinar à liquidação de créditos ao consumo, automóvel, ou até às prestações do crédito habitação (já depois de contratado), é possível avançar. Se está a ponderar, recorra a um intermediário de crédito para o ajudar de forma gratuita, com dúvidas e com a contratação. Os mediadores da Poupança no Minuto tratam de todo o processo com os bancos, apresentando-lhe as melhores propostas e ajudando-o a escolher a mais adequada a si. 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Simulators
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.