analytics
Maximize o reembolso de IRS! Valide as faturas pendentes até dia 25

Maximize o reembolso de IRS! Valide as faturas pendentes até dia 25

Não se esqueça de verificar se tem faturas pendentes, para as validar e maximizar o valor a receber de reembolso de IRS. 

14 Feb 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Valide as faturas pendentes até 25 de fevereiro para maximizar o IRS 

Se não quer desperdiçar dinheiro, valide as suas faturas no portal e-Fatura para que sejam consideradas no IRS. Segundo cita o Notícias ao Minuto, a DECO PROTeste alertou, através das redes sociais, que os contribuintes devem completar este processo para garantir o maior reembolso possível

"Com as novas regras do IRS, muitos contribuintes descontaram menos ao longo de 2024. Por isso, na altura da entrega da declaração, o reembolso pode ser inferior ou, no pior dos casos, até pode haver imposto adicional a pagar", adverte a organização. 

No entanto, "pode reduzir o valor a pagar ou aumentar o reembolso ao deduzir as despesas efetuadas ao longo do ano". Para isso, "é essencial validar as faturas emitidas em 2024 no portal e-Fatura até 25 de fevereiro de 2025". 

O que deve fazer para validar as faturas? 

Associe "cada despesa ao setor correspondente para obter deduções em saúde, educação, habitação, lares e nas despesas gerais familiares". 

"Também pode recuperar parte do IVA pago em despesas de alojamento e restauração, oficinas de automóveis e motociclos, cabeleireiros e institutos de beleza, ginásios e veterinários, embora com percentagens diferentes. Já o IVA pago em assinaturas de jornais e revistas, assim como em bilhetes e passes mensais de transportes públicos, pode ser deduzido na totalidade", recorda a organização. 

E se não validar as faturas? 

As faturas que permanecerem pendentes após 25 de fevereiro de 2025 não serão contabilizadas para dedução no IRS: "Ou seja, se não as validar, pode perder dinheiro. No entanto, despesas de saúde, educação, lares e imóveis podem ser adicionadas manualmente na declaração de IRS", esclarece a DECO PROTeste. 

Leia melhor: O que acontece às despesas do IRS que não são validadas?

Aceda a todos os conteúdos do Poupança no Minuto para não perder nenhuma data fiscal, subscrevendo a newsletter semanal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.