
Maximize o reembolso de IRS! Valide as faturas pendentes até dia 25
Não se esqueça de verificar se tem faturas pendentes, para as validar e maximizar o valor a receber de reembolso de IRS.
Valide as faturas pendentes até 25 de fevereiro para maximizar o IRS
Se não quer desperdiçar dinheiro, valide as suas faturas no portal e-Fatura para que sejam consideradas no IRS. Segundo cita o Notícias ao Minuto, a DECO PROTeste alertou, através das redes sociais, que os contribuintes devem completar este processo para garantir o maior reembolso possível.
"Com as novas regras do IRS, muitos contribuintes descontaram menos ao longo de 2024. Por isso, na altura da entrega da declaração, o reembolso pode ser inferior ou, no pior dos casos, até pode haver imposto adicional a pagar", adverte a organização.
No entanto, "pode reduzir o valor a pagar ou aumentar o reembolso ao deduzir as despesas efetuadas ao longo do ano". Para isso, "é essencial validar as faturas emitidas em 2024 no portal e-Fatura até 25 de fevereiro de 2025".

O que deve fazer para validar as faturas?
Associe "cada despesa ao setor correspondente para obter deduções em saúde, educação, habitação, lares e nas despesas gerais familiares".
"Também pode recuperar parte do IVA pago em despesas de alojamento e restauração, oficinas de automóveis e motociclos, cabeleireiros e institutos de beleza, ginásios e veterinários, embora com percentagens diferentes. Já o IVA pago em assinaturas de jornais e revistas, assim como em bilhetes e passes mensais de transportes públicos, pode ser deduzido na totalidade", recorda a organização.
E se não validar as faturas?
As faturas que permanecerem pendentes após 25 de fevereiro de 2025 não serão contabilizadas para dedução no IRS: "Ou seja, se não as validar, pode perder dinheiro. No entanto, despesas de saúde, educação, lares e imóveis podem ser adicionadas manualmente na declaração de IRS", esclarece a DECO PROTeste.
Aceda a todos os conteúdos do Poupança no Minuto para não perder nenhuma data fiscal, subscrevendo a newsletter semanal: