analytics
OE2025: O que está previsto para o IRS jovem?

OE2025: O que está previsto para o IRS jovem?

Nova proposta para o IRS Jovem em 2025 pretende incentivar a inserção no mercado de trabalho e a autonomia dos jovens até 35 anos, oferecendo benefícios fiscais que diminuem progressivamente ao longo de dez anos. 

23 Oct 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

O que se prevê para o IRS jovem em 2025? 

A nova proposta para o IRS jovem, que consta no Orçamento do Estado para 2025 já entregue pelo Ministro das Finanças, pretende ser mais abrangente

O regime aplica-se a rendimentos de trabalho dependente e independente para indivíduos, agora até 35 anos. O prazo de isenção é estendido para 10 anos, iniciando no primeiro ano de rendimentos e continuando pelos nove anos seguintes. 

Os percentuais de isenção previstas são: 

  • 100% no primeiro ano; 
  • 75% nos anos dois, três e quatro; 
  • 50% nos anos cinco, seis e sete; 
  • 25% nos anos oito, nove e dez. 

Contudo, o rendimento isento é limitado a 28.009,30 euros, equivalente a 55 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) atual. Ou seja, até esse valor é possível aceder ao benefício, e, ao ultrapassar esse valor, apenas ao excedente é aplicado o regime normal. 

Note que a isenção não se aplica nos anos em que não forem obtidos rendimentos desse tipo. Contudo, os beneficiários poderão reiniciar o regime nos anos restantes assim que voltarem a ter esses rendimentos, até um total de dez anos de isenção, respeitando o limite de idade de 35 anos. 

Além disso, este benefício será excluído para os contribuintes que: 

  • Tenham usufruído do regime para residentes não habituais; 
  • Tenham recebido o incentivo fiscal à investigação científica e inovação, conforme o artigo 58.º-A do EBF; 
  • Tenham optado pela tributação do regime de ex-residentes; 
  • Não tenham a sua situação tributária regularizada. 

Esta nova medida visa apoiar financeiramente os jovens, promovendo a sua estabilidade económica e social, e ajudando a combater a precariedade laboral, para facilitar o acesso ao primeiro emprego e o desenvolvimento de carreiras profissionais. 

O OE2025 direcciona muitas medidas de apoio aos jovens e aos bolsos dos portugueses: continue a acompanhá-las, subscrevendo a newsletter semanal do Poupança no Minuto e siga-nos nas redes sociais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.