Pediu o prémio salarial? Saiba o que significa cada estado do processo

Pediu o prémio salarial? Saiba o que significa cada estado do processo

Se já pediu o prémio salarial, perceba a evolução de cada estado do processo até ter o dinheiro na sua conta. 

14 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

O que significa cada estado do processo após pedido do prémio salarial? 

O prémio salarial já pode ser pedido, durante este mês de maio, mas a dúvida que agora surge é saber o significado de cada estado do processo, assim que submete o pedido. 

Existem vários passos até receber, efetivamente, o dinheiro na sua conta. De acordo com a Autoridade Tributária em resposta às questões frequentes, estes são os estados e respetivos significados após submissão do pedido: 

Aguarda pagamento - Está a aguardar tratamento para emissão do pagamento; 

Transferência emitida - Foi já dada ordem de pagamento devendo ser recebida na conta bancária nos próximos dias; 

Transferência paga - Pagamento recebido na conta bancária; 

Aguarda confirmação de IBAN - Verifique se tem o seu IBAN registado no Portal das Finanças e se está no estado de "confirmado"; 

Transferência rejeitada pelo banco - A ordem de pagamento foi rejeitada pelo seu banco pelo que deve atualizar o seu IBAN no Portal das Finanças. 

Note que este é um prémio que pode ser pedido por jovens trabalhadores e residentes em Portugal, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, até ao ano em que façam 35 anos, como recompensa por terem obtido graus académicos de licenciatura ou mestrado. 

Porém, aplica-se apenas a quem tenha terminado os estudos a partir de 2023, ou antes disso caso o número de anos decorridos desde a obtenção do grau académico seja menor que o número de anos previsto para terminar a licenciatura ou mestrado. 

O objetivo é ser um incentivo financeiro por prosseguimento de estudos superiores e contribuir para a valorização dos rendimentos do trabalho dos jovens qualificados a trabalhar no país. 

Não tem direito ao prémio salarial, mas necessita de um rendimento extra? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem aumentar o seu orçamento mensal através de várias soluções financeiras, como:

  1. Se tem um crédito habitação, podemos renegociar as suas condições ou transferir o contrato para outro banco por forma a ter uma prestação mensal menor e condições mais adequadas;
  2. Caso tenha vários créditos, podemos ajudá-lo a consolidá-los num só e com uma prestação mensal mais baixa;
  3. Para financiamento, ajudamos a encontrar a melhor proposta de qualquer crédito, com as condições mais favoráveis do mercado para si!

Contacte-nos para podermos avaliar o seu caso específico e ajudar a aliviar os seus encargos!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores