Medicina de Precisão: Saiba porque deve ter esta cobertura no seu seguro de vida

Medicina de Precisão: Saiba porque deve ter esta cobertura no seu seguro de vida

Conhece a vertente da Medicina de Precisão? Esta é uma área cada vez mais investigada em Portugal e, atualmente, já inserida em seguros de vida enquanto cobertura. Mas perceba o que representa esta opção e porque a deve contratar. 

03 Nov 20235 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Está à procura do seguro certo para si? A Poupança no Minuto pode ajudá-lo a contratar a opção mais adequada, com as coberturas de que necessita, explicando-lhe tudo e acompanhando-o ao longo de todo o processo enquanto mediadora de seguros. Contacte-nos diretamente, ou fique a saber primeiro como funciona a Medicina de Precisão e qual o impacto de contratar esta vertente enquanto cobertura.   

O que é a Medicina de Precisão em Portugal? 

A Medicina de Precisão tem sido uma área muito desenvolvida no estrangeiro e, mais recentemente, em Portugal. 

O objetivo desta abordagem é ser inovadora no que toca à prevenção e tratamento de doenças, considerando a variabilidade genética, o ambiente e o estilo de vida de cada indivíduo. 

Com a Medicina de Precisão, é possível ter acesso a uma maior rapidez e eficácia no diagnóstico das doenças e evitando, depois, tratamentos desnecessários, ineficazes e mais dispendiosos. 

Portugal tem apostado cada vez mais nesta área, agora com uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio institucional da Ordem dos Médicos e o apoio técnico da EY, através da “Agenda Estratégica para o Futuro da Medicina de Precisão em Portugal”.  

Esta Agenda conta com um plano de iniciativas que tiveram início em 2020 e decorrem até ao final de 2023. O plano passou pela realização de dois projetos-piloto em instituições hospitalares do Sistema Nacional de Saúde (SNS): um com foco na integração dos dados de saúde (clínicos, genómicos, de imagiologia médica e de dados fornecidos pelos doentes), e no desenvolvimento de algoritmos de suporte à decisão clínica; e outro com foco em assegurar o acesso dos cidadãos a tratamentos personalizados com um modelo de financiamento sustentável. 

No decorrer deste plano, há já uma seguradora em Portugal que garante o acesso à cobertura de Medicina de Precisão para seguros de vida. O Real Seguro de vida Pleno, da Real Vida Seguros, garante um apoio financeiro no caso de diagnóstico de uma doença grave (cobertura opcional), a qual inclui o serviço de Medicina de Precisão, com o objetivo de realizar o estudo do perfil genético para um tratamento personalizado da doença oncológica do segurado. O estudo é feito através de testes genéticos extensível aos familiares diretos, no caso de identificação de potencial mutação genética. 

Como funciona a Medicina de Precisão? 

A Medicina de Precisão simboliza o avanço da tecnologia médica e científica no ampliar de possibilidades de tratamento e prevenção de doenças graves. 

Esta área foi desenvolvida com base em fatores genéticos, na idade, estado nutricional, estilo de vida e ambiente de cada indivíduo. É uma medicina realizada de forma personalizada para cada um, com base nos genes, dados e análises, para obter um panorama mais amplo e com maior detalhe sobre um doente. 

Esta vertente da medicina tem como objetivo juntar os dados de análises médicas com os dados de origem genética, para construir então a visão detalhada auxiliar seja à prevenção, a um diagnóstico ou ao tratamento da própria doença. 

Ou seja, além de pesquisadas informações sobre o histórico familiar, sinais e sintomas descritos, juntamente com os exames convencionais, a Medicina de Precisão vai à procura de informação sobre o perfil genético de um doente

Quais as vantagens da Medicina de Precisão? 

A Medicina de Precisão traz inúmeras vantagens, por disponibilizar um tratamento personalizado a um doente, com maiores hipóteses de melhora de uma doença. 

Quando, num grupo, vários doentes apresentam a mesma doença, o mesmo tratamento não terá a mesma eficácia para todos. Isto porque o método irá depender dos fatores que esta vertente procura saber sobre cada doente. 

Por isso, ter a cobertura da Medicina de Precisão num seguro de vida irá garantir-lhe uma análise mais profunda sobre si, uma escolha mais adequada sobre a terapia que melhor resulte no seu organismo, com melhores resultados estudados, minimizando ainda os efeitos secundários. 

Além disso, esta vertente é também benéfica no que toca ao estudo da suscetibilidade a diversas doenças, antes de as mesmas se manifestarem num organismo, ajudando a prevenir as mesmas. 

O que é ainda vantajoso para a indústria farmacêutica na produção de medicamentos, a encontrar soluções mais precisas para doentes que não respondam aos convencionais tratamentos. 

A Medicina de Precisão, já incluída como cobertura em certos seguros em Portugal, é inovadora e oferece resultados promissores. Pelo que, incluindo esta vertente no seu seguro, pode ser benéfico. 

Vamos avançar com um seguro capaz de o ajudar a prevenir ou tratar uma doença grave? Mais vale prevenir, do que remediar. Mas, neste caso, a Medicina de Precisão promete tanto prevenir, como remediar, com a mesma eficácia. Contacte os serviços de mediação de seguros da Poupança no Minuto e assegure a sua saúde, com um produto adequado e personalizado a si. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Seguros